PROJETOS DE INOVAÇÃO DA CONTRASTARIA – INCM
Projeto UniqueMark
A cultura da inovação é um dos objetivos estratégicos mais importantes para a Imprensa Nacional Casa da Moeda pelo seu impacto transversal na economia e na sociedade, não sendo as Contrastarias alheias a este desígnio.
Cada vez mais, a Contrastaria tem feito por apostar em métodos inovadores, de modo a conseguir prestar o melhor serviço aos seus clientes.
O projeto UniqueMark, Projeto de Investigação & desenvolvimento, criado em parceria com a Universidade de Coimbra, propõe-se desenvolver uma marcação de contrastaria em metais e objetos de elevado valor, como complemento às marcas oficiais.
O objetivo será criar uma marca única por cada objeto, que permita:
- Confirmar a autenticidade do artigo em metal precioso através de um instrumento de verificação fácil de usar barato e acessível (como um smartphone);
- Criação de marcas de contrastaria únicas usando duas técnicas físicas distintas: punção (método tradicional) e laser (método moderno);
Deste modo, asseguramos a rastreabilidade ao longo do percurso de vida do artigo.
E cada vez mais: a Marca faz a diferença!