O dia 9 de maio de 2023 ficará marcado na memória dos artesãos filigraneiros e de todos os povoenses: a inscrição da Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Para comemorar essa efeméride, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso dedicou o evento “Sentir Póvoa”, no dia 11 de agosto, à arte da filigrana, numa noite repleta de momentos especiais, em que se ouviu fado, ópera, e se declamou poesia, numa verdadeira ode ao património histórico daquela arte.
Frederico Castro, Presidente da Câmara, agradeceu a presença e o apoio da Contrastaria Portuguesa, “num caminho que foi de todos, nomeadamente dos artesãos povoenses”.
A filigrana da Póvoa de Lanhoso já havia dado um passo importante quando, em 2018, este Município e o Município de Gondomar alcançaram a certificação da filigrana da Póvoa de Lanhoso e de Gondomar.
A Contrastaria parabeniza todos os que, com o seu saber, contribuíram para a elevação da filigrana e de todo o setor da ourivesaria a esta distinção.