Foi com otimismo que se verificou, em setembro, uma normalização do volume de obra que deu entrada na Contrastaria, com valores muito próximos dos registados em igual período de 2019. Em outubro, assistiu-se à confirmação desta tendência, tendo o número de artefactos que deu entrada nos serviços da Contrastaria atingido, esta semana, valores superiores a 2019. Este aumento representa os esforços coletivos na recuperação do Setor de Ourivesaria e Joalharia, que muito apraz registar e que importa não abrandar.
Coincidentemente com o aumento do volume de obra foi necessário implementar equipas em espelho, em Gondomar, para que se pudesse garantir a continuidade da atividade da Contrastaria, que é a principal prioridade, neste momento tão difícil e preocupante que se atravessa a nível mundial. No entanto, a operação com equipas em espelho implica, forçosamente, uma redução da capacidade de resposta, tanto na receção, como no serviço de ensaio e marcação. A Contrastaria garante aos seus clientes e ao Setor em geral que está a exceder-se nos esforços para assegurar o menor tempo médio de espera (TME) no atendimento e continuar a garantir os reduzidos prazos de entrega que se têm, na generalidade, verificado no serviço de ensaio e marcação. A título de exemplo, entre outras medidas, tem-se recorrido a trabalho suplementar, por vezes noite dentro e inclusivamente aos fins-de-semana. Se é enorme a satisfação que todos, certamente, sentem ao ver esta recuperação fantástica do Setor, acredita-se que seja também inegável o esforço que a Contrastaria tem vindo a fazer para contribuir e dar o seu melhor. É importante que o Setor e os clientes tenham a real perceção do empenho das equipas, não só para passar uma mensagem de tranquilidade e segurança, mas porquanto isso também galvanizará a motivação com que diariamente a Contrastaria abraça a sua missão. É devida, por isso, uma palavra de agradecimento aos clientes que têm dado esse feedback. Juntos faremos a diferença.
Agora em detalhe…
Para aumentar os níveis de resposta, reuniram-se as equipas e clientes das duas Contrastarias da região norte, no Goldpark. A medida revelou-se muito eficaz, como fica evidente a partir da 3.ª semana no gráfico seguinte. No entanto, é incontornável que, a par do aumento do número de artefactos recebidos, a Contrastaria encontra-se limitada a cerca de 50% da capacidade de resposta na receção, situação que se agrava por uma das equipas ter menos 1 caixeiro. Com toda a transparência, a Contrastaria dá nota de que é expectável que haja, por isso, alguma variação ao longo das semanas.
De realçar que, nesta semana, atingiu-se o record de mais de 200 clientes atendidos num só dia, e registou-se uma média de quase 20 mil artefactos por dia a dar entrada nas Contrastarias, número muito superior a igual período do ano passado.
Fruto da estratégia e investimento que a Contrastaria tem vindo a concretizar, no gráfico seguinte fica bem evidente a significativa melhoria de eficiência que se verifica na totalidade dos quatro níveis de serviço – taxa expresso, taxa muito urgente, taxa urgente e taxa normal – em termos globais nas Contrastarias de Lisboa, Porto e Gondomar. Na verdade, hoje em dia, mesmo com um aumento de atividade e numa altura em que a região norte se encontra a metade da capacidade por força da constituição das equipas em espelho, os prazos médios de entrega, na taxa expresso, por exemplo, oscilam apenas entre 0,2 e 1 dia.
O nosso foco da Contrastaria mantém-se: prestar o melhor serviço aos seus clientes, salvaguardando a saúde de todos.
A MARCA QUE FAZ A DIFERENÇA